BOA1

Featured post

#Update: Increase in #Human #Infections with #Avian #Influenza #H7N9 Viruses During the 5th #Epidemic — #China, Oct. ‘16–Aug. 7 ‘17 (@CDCgov, edited)

Title : #Update: Increase in #Human #Infections with #Avian #Influenza #H7N9 Viruses During the 5th #Epidemic — #China, Oct. ‘16–Aug. 7 ‘17....

13 Jan 2017

#Macao, Dept. of #Health #Update on close #contacts of the second imported #human case of #H7N9 #influenza (Jan. 13 ‘17)

 

Title: Macao, Dept. of Health Update on close contacts of the second imported human case of H7N9 influenza.

Subject: Avian Influenza, H7N9 subtype, imported case in Macao SAR.

Source: Department of Health, Macao PRC SAR, full page: (LINK). Article in Portuguese, edited.

Code: [     ]

_____

Serviços de Saúde acompanham estado de saúde das pessoas que mantiveram contacto com caso importado de H7N9

___

2017-01-13 23:00:00 / Fonte : Serviços de Saúde

A mulher de 72 anos detectada com infecção humana por vírus da gripe aviária H7N9, confirmado no passado dia 12 de Janeiro, continua  sujeita a isolamento voluntário na enfermaria do CHCSJ. Apesar do seu estado clínico ser considerado estável a paciente ainda manifestou febre durante sexta-feira, 13 de Janeiro.

Relativamente às pessoas de contacto próximo durante esta sexta-feira, 13 de janeiro, foram identificadas mais duas pessoas durante a investigação epidemiológica que estiveram em contacto próximo com a doente totalizando, agora,  45 pessoas com contacto próximo, dos quais 3 são familiares; 4 são elementos do Corpo de Bombeiros que efectuaram o transporte da doente; 4 são doentes que estiveram na mesma zona com a doente durante o seu internamento; e, 34 profissionais de saúde que acompanharam a paciente.

Além destes foram ainda identificadas 36 pessoas com contacto ocasional.

Das 45 pessoas que estiveram em contacto próximo com a doente e das pessoas com contacto ocasional, sete (7) profissionais de saúde manifestaram febre e sintomas do trato respiratório.

Após análise laboratorial, os exames revelaram-se negativos à presença do vírus de gripe aviária H7N9, enquanto as restantes pessoas não apresentaram nenhuma indisposição.

De acordo com as informações cientificas disponíveis sobre o H7N9 do tipo A e decorrente de encontros prévios havido com as autoridades sanitárias da Província de Cantão (Guangdong) e de Hong Kong, as pessoas com contacto próximo com a doente terão de ser observados clinicamente durante os próximos 10 dias, com uso de máscara obrigatório e serão submetidos a um tratamento médico anti-viral com Tamiflu durante 5 dias.

As pessoas consideradas contacto próximo são aquelas que contactaram directamente, visitaram ou ficaram internados no hospital com infectada além dos profissionais de enfermagem. Os Serviços de Saúde continuarão a acompanharo o estado de saúde de todos os contactos directos.

Os Serviços de Saúde vão continuar a manter estreita comunicação com o departamento de saúde nacional e das regiões vizinhas, e a Organização Mundial da Saúde, com o objectivo de monitorizar a epidemia de Macau, doutras regiões. Através da cooperação interdepartamental e das organizações públicas e privadas, dedicam-se ao trabalho de prevenção e preparação contra um eventual surto de epidemia de gripe aviária nas regiões vizinhas ou em Macau.

Contudo, de acordo com a experiência anterior, os Serviços de Saúde estimam que durante um período posterior, nas regiões vizinhas, o vírus da gripe aviária H7N9 tornar-se-á gradualmente mais activo e apelam aos cidadãos para prestarem atenção e tomaram as seguintes medidas:

  • Evitar deslocar-se aos mercados, granjas e outros locais onde haja venda ou exposição de aves com casos de infecção humana pela gripe aviária H7N9;
  • Evitar o contacto com aves, suas secreções e excrementos, e em caso de contacto, lavar as mãos de imediato;
  • Não comprar ou transportar aves não inspeccionadas;
  • Evitar consumir carne, vísceras, produtos derivados de sangue e ovos de aves mal cozinhados;
  • Prestar atenção à higiene pessoal e lavar as mãos com frequência;
  • Se tiver sintomas de febre, tosse e dificuldades respiratórias, entre outros, deve usar máscara e dirigir-se ao médico o mais rapidamente possível, devendo informá-lo de forma detalhada da história de viagem e de contacto com animais.

Para informações detalhadas sobre a gripe aviária, pode consultar o sítio electrónico dos Serviços de Saúde (http://www.ssm.gov.mo) ou ligar para a linha aberta de informações de doenças transmissíveis dos Serviços de Saúde (28 700 800).

-- Fim --

-

Keywords: Macao SAR; Updates; H7N9; Avian Influenza; Human.

------