BOA1

Featured post

#Analysis of recent #scientific #information on #avian #influenza A(#H7N9) virus - 10 February 2017 (@WHO, edited)

  Title : #Analysis of recent #scientific #information on #avian #influenza A(#H7N9) virus - 10 February 2017. Subject : Avian Influenza, ...

3 Feb 2017

#Macao suspends live #poultry trade after samples tested positive for #influenza #H7N9 (Feb. 3 ‘17)

 

Title: Macao suspends live poultry trade after samples tested positive for influenza H7N9.

Subject: Avian Influenza, H7N9 subtype, infected poultry detected in Macao SAR.

Source: Department of Health, Macao SAR, full page: (LINK). Article in Portuguese, edited.

Code: [     ]

_____

Suspensão da transacção e comercialização de aves vivas em Macau, devido ao vírus da gripe aviária detectado em aves vivas importadas do Interior da China

___

O Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais (IACM) verificou a existência do vírus da gripe aviária do subtipo H7 numa das amostras do lote de aves vivas importadas no dia 3 de Fevereiro, durante a inspecção e quarentena.

O referido lote não chegou a entrar no mercado. Com vista a salvaguardar a saúde pública, o Governo da RAEM iniciou, de imediato, o plano de contingência para a gripe das aves, decidindo suspender, a partir do corrente dia, a transacção e a comercialização de aves vivas em Macau por, pelo menos, 3 dias, abater todas as aves de capoeira no Mercado Abastecedor, bem como proceder à sua limpeza e desinfecção e dos estabelecimentos de venda, por grosso e a retalho, bem como do local de abate.

O IACM procede à inspecção e quarentena das aves de capoeira vivas importadas e verificou um resultado positivo num teste que realizou ao vírus da gripe aviária do subtipo H7 numa das amostras de galinhas vivas.

Para salvaguarda do interesse público, o IACM aplicou rapidamente uma série de medidas, incluindo o encerramento imediato do piso de venda por grosso de aves vivas do Mercado Abastecedor, impediu a saída de aves vivas do Mercado Abastecedor e abaterá cerca de 10 mil 300 aves vivas ( mais de 8 200 galinhas e 2 100 pombos) naquele Mercado, suspendendo, a partir de hoje, a sua transacção e comercialização por, pelo menos, 3 dias.

Segundo o estabelecido no “Plano de contingência para a gripe das aves”, o aviário, de onde eram originárias as aves, suspenderá o abastecimento a Macau, para determinar a origem do vírus.

Além disso, o Governo da RAEM procederá à limpeza e desinfecção completa do Mercado Abastecedor e das bancas de venda de aves de capoeira de todos os mercados de Macau, e dará orientações higiénicas aos comerciantes de aves de capoeira e respectivos trabalhadores, mantendo o nível de alerta, nomeadamente no que diz respeito à saúde dos comerciantes de aves de capoeira, garantindo que irá estar atento ao desenvolvimento da situação. Os Serviços de Saúde prestarão, amanhã, aos trabalhadores do Mercado, sessões de esclarecimento. Ao mesmo tempo, fornecerão aconselhamento de saúde e farão o acompanhamento de perto.

Durante a investigação epidemiológica e de acordo com as infomações fprnecidas pelo IACM, os Serviços de Saúde identificaram dois condutores e dois operários logísticos do Interior da China como pessoas em contacto com o vírus. Estas pessoas regressaram entretanto ao Interior da China. Estes Serviços irão informar as autoridades chinesas competentes deste incidente e acompanharão o caso de todas as pessoas suspeitas de contacto com o vírus.

Os Serviços de Saúde têm mantido uma estreita comunicação com as entidades de saúde da China, com as autoridades das regiões vizinhas e com a Organização Mundial de Saúde, procedendo à vigilância da situação epidemiológica de diversas regiões, bem como têm vindo a desenvolver a cooperação inter-serviços, em particular entre os sectores público e privado, efectuando trabalhos de prevenção e preparação contra eventuais surtos de epidemia de gripe aviária nas regiões vizinhas ou em Macau.

(…)

Para informações detalhadas sobre a gripe aviária H7N9 do tipo A, pode consultar o sítio electrónico dos Serviços de Saúde (www.ssm.gov.mo) ou ligar para a linha aberta de informações de doenças transmissíveis dos Serviços de Saúde (28 700 800), durante a hora de expediente.

-

Keywords: Macao; Updates; H7N9; Avian Influenza; Poultry.

------